Sabia que existe pós-graduação em produção de cerveja?

10/04/2019
Imagem retirada de https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2019/04/sabia-que-existe-pos-graduacao-em-producao-de-cerveja.html
Imagem retirada de https://www.revistaencontro.com.br/canal/gastro/2019/04/sabia-que-existe-pos-graduacao-em-producao-de-cerveja.html

Não é novidade que Minas Gerais é um dos principais polos brasileiros de produção de cerveja artesanal. Dados do Ministério da Agricultura mostram que o estado possui atualmente 112 indústrias desse segmento, das quais 32% foram inauguradas em 2018.

Agora, os produtores do estado podem buscar uma especialização em nível superior voltada exclusivamente para a produção de cerveja, uma vez que Belo Horizonte é uma das cidades escolhidas pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) para receber o curso de pós-graduação em tecnologia cervejeira.

Segundo a instituição, que é sediada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, o curso é o único do país a oferecer esse tipo de formação e, na capital mineira, acontece em parceria com o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

A ESCM explica que são 18 meses de aulas quinzenais e o curso é registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Isso significa que, assim que concluírem a pós-graduação, os alunos podem solicitar, junto ao órgão, o certificado de reponsabilidade técnica para serem responsáveis por fábricas de cerveja.

São três módulos, todos práticos, divididos nos seguintes tópicos: ingredientes, processo produtivo, e equipamentos e controle de qualidade. Além disso, os alunos precisam, claro, realizar o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As iscrições já estão disponíveis por meio do site da ESCM. O único pré-requisito é o diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento. O início das aulas está previsto para o dia 26 de abril, de acordo com a instituição.

Fonte: Revista Encontro