Puerto Iguazú vira destino para degustação de cerveja artesanal na fronteira

08/07/2019
Imagem retirada de https://foz.portaldacidade.com/noticias/regiao/puerto-iguazu-vira-destino-para-degustacao-de-cerveja-artesanal-na-fronteira-4540
Imagem retirada de https://foz.portaldacidade.com/noticias/regiao/puerto-iguazu-vira-destino-para-degustacao-de-cerveja-artesanal-na-fronteira-4540

Puerto Iguazú, na Argentina, é reconhecida na região trinacional pela oferta de vinhos, encontrados em muitas casas especializadas. Agora, o hotel-cervejaria Tango Inn Bed&Brewery pretende transformar a cidade em destino nas Três Fronteiras para quem gosta de cerveja artesanal.

Inaugurado nesse sábado, 6, o empreendimento é uma fábrica de cerveja dentro de um hotel, conceito considerado único na América do Sul. É inspirado em proposta que existe em Ohio, nos Estados Unidos, expansão da BrewDog, cervejaria escocesa que é referência mundial.

A ideia, explica Francisco de Belaustegui, proprietário do Tango Inn Bed&Brewery, é oferecer cerveja artesanal de qualidade a preço acessível e fomentar a cultura cervejeira. Para isso, o visitante pode participar de cursos e tour para conhecer todo o processo de elaboração da bebida.

Outro diferencial do lugar é unir hotel, restaurante e bar em um só ambiente. Dá para hospedar-se em instalações personalizadas e ter cerveja artesanal disponível no frigobar dos quartos. O espaço ainda pode ser opção de programa em família ou ponto de encontro para a degustação de uma boa bebida.

“Queremos receber as pessoas que buscam desfrutar de cerveja boa sem precisar pagar caro, vivenciando uma experiência sem igual na região”, frisou Francisco de Belaustegui. “Criamos ainda um ponto de encontro para quem produz ou quer aprender a fazer cerveja, dividir receitas e experiências.”

Hoteleiro há quase duas décadas, nos últimos cinco anos Francisco passou a produzir cerveja artesanal. “Juntei duas paixões minhas: a hotelaria e a cervejaria. Transformamos esse espaço, que já era referência em hospedagem, para agora ser reconhecido também pela boa bebida”, contou.

Mestre cervejeiro
O mestre cervejeiro Eliezer Rodriguez é o responsável pela produção do Tango Inn Bed&Brewery. Venezuelano, trabalhou na principal cervejaria de seu país e possui experiência acumulada em Buenos Aires. Ele tem prêmios obtidos em concursos na Costa Rica, México e Argentina.

De acordo com o cervejeiro, para oferecer uma bebida de qualidade, o controle é rigoroso durante as fases de elaboração, fermentação e envasamento. Além das receitas preparadas cuidadosamente, a seleção dos ingredientes é criteriosa.

“É uma cerveja com sabor e aroma para agradar a todos os paladares. Por isso nossa bebida é balanceada, equilibrada”, revelou Eliezer Rodriguez. “Temos receitas para o público latino-americano e para quem prefere uma bebida mais ‘forte’, como os europeus”, explicou.

Visitante prova e aprova
Estudante universitária em Buenos Aires, hospedada por cinco dias no Tango Inn Bed&Brewery, Pamela Zabala aprovou a proposta. “Achei fantástico. É um ponto de encontro dentro do hotel, podemos nos relacionar e desfrutar dessa mostra de cervejas”, destacou.

Moradora em Puerto Iguazú, a professora de dança Fernanda Hidalgo gostou da decoração do espaço, da agenda artística e do preço. “Gostei muito, não só para beber uma boa cerveja como também para encontrar música ao vivo. E com preço acessível, o que é importante”, mencionou.

Em viagem com sua família para rever as Cataratas do Iguaçu depois de 30 anos, o engenheiro Ramiro Iturregui enfatizou o pioneirismo do hotel-cervejaria. “Bela experiência. São muitos serviços dentro do hotel, lugar amplo, paisagem da selva e cerveja. Não vi algo igual na Argentina”, sublinhou.

Cultura cervejeira
A planta do Tango Inn Bed&Brewery permite a produção de 40 mil litros de cerveja por mês. Movimentar essa estrutura, para produzir apenas 2.500 litros da bebida, custa R$ 12.500 só em ingredientes. O hotel-cervejaria está instalado em uma ampla área de três hectares junto à selva e no caminho para as Cataratas do Iguaçu.

São 12 torneiras para diferentes receitas da bebida – das mais leves e suaves às mais encorpadas –, gastronomia diversificada, vinhos e coquetéis. O empreendimento serve a brasileiríssima caipirinha e um drinque especial que mistura cerveja e tequila.

Periodicamente é realizada a Cataratas Beer Fest, para degustação e troca de experiências sobre a produção da bebida. No Tour Cervejeiro, é possível acompanhar o preparo da cerveja e conhecer equipamentos e ingredientes. Dá até para visitar o lupulário, com 300 mudas da planta que fornece uma das principais matérias-primas da cerveja.

Hotel-cervejaria Tango Inn Bed&Brewery

Endereço: Ruta Nacional 12, km 5, Puerto Iguazú

Site: www.tangoinn.com

Telefone: (+54) 3757 43-5680

Fonte: Portal da Cidade