Harmonização de cerveja com hambúrguer

31/10/2018
Imagem retirada de https://blog.clubedomalte.com.br/receitas-e-harmonizacoes-com-cerveja/harmonizacao-de-cerveja-com-hamburguer/
Imagem retirada de https://blog.clubedomalte.com.br/receitas-e-harmonizacoes-com-cerveja/harmonizacao-de-cerveja-com-hamburguer/

A década de 50, conhecida como “Anos Dourados” foi responsável por muitos acontecimentos. Surgiram estrelas como Marilyn Monroe e Brigitte Bardot; foi também o período da guerra fria entre Estados Unidos e Rússia, o primeiro satélite artificial, Sputnik, era lançado ao espaço, acontecia a guerra do Vietinã e nascia os Fast Foods. O combo consagrado de Hambúrguer, batata frita e refrigerante aparecia para ganhar o coração dos consumidores por décadas no futuro. Mas com o fim da guerra do Vietnã e o início do movimento Hippie começou a nascer a cultura do “Faça você mesmo”, que parece ter ganhado novo fôlego em 2000 e as pessoas passaram a interessar-se por comidas Gourmet e Artesanais. Este evento somado ao movimento intitulado como “The Craft Beer Renaissance” (O renascimento da cerveja artesanal) nos trouxe ao momento desta maravilhosa e relevante discussão sobre Harmonização de Cerveja com Hambúrguer. O incrível novo combo +18 da gastronomia contemporânea.

Obviamente amamos cerveja, e sabemos o quão magnífico pode ser a experiência de comer um hambúrguer artesanal e, parece óbvio que juntar estas duas coisas maravilhosas fará combinação incrível, não é? ERRADO. Harmonizar comidas e bebidas não é tão simples assim, e pode ser terrível (experiência de quem já tomou Witbier com Acarajé. Nunca façam isso!) a gente precisa pensar sob diretrizes bem definidas para conseguirmos o tão famoso “terceiro sabor”, um sabor criado pela junção desses dois elementos a serem harmonizados. Diretrizes como equilíbrio de força, semelhança e contraste devem ser levados em conta. Vamos aqui imaginar um Hambúrguer padrão feito com um bom blend de carnes, queijo, molho barbecue, alface, tomate e pão australiano. O segredo de um belo hambúrguer é o equilíbrio de untuosidade. Sabe o que contrasta muito bem com untuosidade? Acertou quem disse Amargor!

Cervejas mais lupuladas costumas ser uma excelente harmonização com Hambúrgueres, nesta categoria temos APAs E IPAs fazendo um excelente trabalho por usarem duas das três diretrizes. Equilíbrio de força e contraste. APAs e Américan IPAs são cervejas de corpo médio para baixo, com uma graduação alcoólica, que deve ser considerada, e com amargor acentuado. Todos esses elementos vão funcionar muito bem com a Força do hambúrguer, untuosidade, picancia e o gosto equilibrado entre salso e dulçor. Entretanto existem pessoas que fogem do sabor amargo intenso de algumas cervejas, afinal o paladar para alimentos amargos é um paladar adquirido, de qualquer modo nós podemos pensar na harmonização de cerveja com hambúrguer por outro caminho.

Existe uma reação química que acontece nas carnes quando postas em temperaturas elevadas. Reação de Maillard, a “reação de sabor”. Esta reação além de conferir ao alimento uma coloração dourada característica também confere notas carameladas por se tratar de uma reação entre aminoácidos e açucares. Logo podemos pensar em cervejas com malte tostado ou/e defumado como Red Ales, Amber Lagers e Rauchbiers. As Red Ales costumam ter notas de aromas e sabores que remetem a Caramelo, Toffe, casca de pão e biscoitos (Assim como as Amber Lagers, embora menos aromáticas) que vão funcionar muito bem levando em conta novamente equilíbrio de força, mas desta vez a semelhança de sabores ao invés do contraste irão falar mais alto na harmonização de cerveja com hambúrguer.

Deixei para o final minha harmonização favorita de cerveja com hambúrguer: Hambúrguer artesanal com Rauchbier. Este é um estilo alemão de cerveja que leva malte defumado em sua receita. O malte defumado confere notas no aroma e sabor que remetem a embutidos defumados como peito de perú, linguiça defumada e bacon. Olha que maravilha! Bacon! Que coisa melhor num hambúrguer do que encher ele de bacon? Essa cerveja, novamente vai se equilibrar em força com o hambúrguer, vai complementar com perfeição seu sanduiche, contrastar bem com sua graduação alcoólica e assemelhar-se com o bland de carnes, com a Reação de Maillard e a untuosidade do prato. Aproveitem a dica, curtam a experiência e Cheers!!

Fonte: Clube do Malte