Cerveja e doce? Confira 4 harmonizações de para o seu Halloween

04/10/2019
Imagem retirada de https://blog.clubedomalte.com.br/receitas-e-harmonizacoes-com-cerveja/cerveja-e-doce/
Imagem retirada de https://blog.clubedomalte.com.br/receitas-e-harmonizacoes-com-cerveja/cerveja-e-doce/

Outubro chegou. Esse mês maravilhoso que todos nós esperamos para migrarmos para a Oktoberfest mais próxima e beber quantidades inimagináveis de cerveja e ganhar tônus musculares nos braços enquanto seguramos nossas Mass. Embora esse já seja um motivo magnífico para amarmos o mês de outubro, é também o mês em que acontece a tradicionalíssima festa de Halloween, ou se você quiser pode também chamá-la de Dia do Saci, se é um simpatizante do folclore nacional. Uma boa oportunidade para você harmonizar cerveja e doce. Essa é uma festa bem popular em países de origem anglo-saxônica, principalmente nos Estado Unidos, e obviamente foi se espalhando por todo o mundo. É comemorada no dia 31 de outubro, véspera do feriado de Todos os Santos (All Hallow’s Eve, origem da palavra Halloween, que significa véspera de Todos os Santos). É uma festa que teve origem no século 18 por conta do festival celta do fim do verão (Samhain), evento que durava 3 semanas em homenagem ao “Rei dos mortos”, e era celebrado com muitas fogueiras e comidas em agradecimento à colheita. Depois foi incorporado ao calendário cristão como culto aos mortos.

Obviamente, se deixarmos toda a mitologia macabra de lado, é um dia para as crianças vestirem fantasias diversas, tocarem a campainha das pessoas e gritarem a famosa frase “Doces ou travessuras!”, mas você há de convir comigo que se você tem uma assinatura do Clube do Malte, já passou dessa idade há pelo menos uma década. Então pra quê escolher entre os doces ou as travessuras se podemos ter as duas coisas? É por isso que nesta edição, ao som de “Fear of the dark”do Iron Maiden, vamos harmonizar cerveja e doces!

Harmonize cerveja e doce

- Petit Gateau com sorvete de creme e cerveja Brown Porter
Como o próprio nome já diz, trata-se de um bolinho (petit gateau significa pequeno bolo, em francês), recheado com chocolate, servido ainda quente, com uma bola de sorvete de creme. Harmoniza super bem com uma Brown Porter, uma cerveja escura, natural da Inglaterra, com aromas e sabores que remetem ao chocolate, cacau e alguns nuts com leve torra de malte. Uma dica: experimente jogar o sorvete dentro da cerveja… vai ser uma experiência bem saborosa.

- Churros com doce de leite e cerveja Imperial Stout
Esse é um doce de origem ibérica, muito popular na América Latina. Trata-se de uma massa de farinha de trigo e água, frita em óleo, recheada com uma boa quantidade de doce de leite e polvilhado com açúcar e canela. Vamos harmonizá-lo com uma Imperial Stout outro estilo de cerveja inglesa com um perfil mais intenso de torra de malte que confere à bebida notas de café expresso, podendo chegar a chocolate amargo e nibs de cacau. O álcool elevado vai atenuar o doce e o contraste do café com o leite vai te levar de volta pra casa da sua avó.

- Brigadeiro de coco e cerveja Dubbel Kriek
O brigadeiro é um doce tradicionalmente brasileiro. Essa é uma variante do brigadeiro clássico, sem chocolate na receita e coberto com coco ralado, conhecido também como Beijinho. A Harmonização vai ficar por conta de uma Dubbel Kriek, um estilo belga bem complexo com aromas maltados remetendo à leve tosta, chegando ao caramelo e ésteres frutados. No caso dessa cerveja em específico existe adição de cereja à receita (por isso o Kriek), que vai finalizar com chave de ouro essa harmonização focada em complementação e contraste.

- Doce de abóbora e cerveja Pumpkin Ale
Doce feito com abóbora, açúcar, canela e cravo que fez parte da infância de muita gente. Era vendido, popularmente, em formato de coração e encontrado em qualquer barraquinha de esquina. Por similaridade vamos harmonizá-lo com uma Pumpkin Ale, excelente cerveja de Halloween (seus rótulos costumam inclusive remeter a esta festa que tem a abóbora com símbolo principal). Este estilo brota nas prateleiras nesse período. Trata-se de uma cerveja feita com uma proporção de malte e abóbora (que fornecia os açúcares suficientes para a fermentação), típica dos Estados Unidos. Esta breja tem aromas e sabores que remetem a abóbora e condimentos como cravo, canela, cardamomo e gengibre. Vai fazer o maior sucesso no seu dia das bruxas.

É isso aí! Vista sua melhor fantasia de monstro, divirta-se e cheers!

Fonte: Clube do Malte